quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A UE pela Catarina e pela Carla


História da União Europeia versão Catarina e Carla



Olá querido Diário!! Eu sou o Jean Monnet e vou contar-vos a minha história. Eu era um político francês como todos os outros.
Quando acabou a segunda guerra mundial eu andava com a cabeça às voltas e só pensava como é que podíamos fazer para que estas guerras não se repetissem.

Naquela altura havia um grande desenvolvimento do carvão e do aço, cada país tinha a sua indústria do carvão e do aço.

Uma manhã,acordei a pensar nisso. Eeeeee!!!! bingo!!!!!

De repente tive uma ideia excelente. Estava tão contente que até me ia esquecendo que ainda estava de pijama.

Entretanto vesti-me a correr e fui ter com o meu amigo Robert Schuman.
Ele é muito meu amigo e também é um político.
Então, fui a correr a casa dele que era lá perto.
Por meu espanto ele adorou a minha ideia até deu um pulo e disse-me que ia marcar um discurso e que ia anunciá-lo aos outros políticos.
O discurso é amanhã,e estou muito nervoso!! Será que os outros vão gostar??
Bem espero que sim.

Uiiipiiii!!!!. Foi um sucesso houve seis políticos que quiseram entrar.
Foi a Alemanha, a Itália, o Luxemburgo, a Bélgica, a Holanda e a França.
Agora já só há uma fábrica de indústrias e formamos uma empresa CECA : a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.
Estamos a dar-nos muito bem.


Deixei de escrever uns anos, mas agora encontrei-o na arrecadação.
Já passaram seis anos e já estamos no ano 1957.
Demos-nos tão bem que até formamos outra empresa, mas desta vez é a CEE Comunidade Europeia Económica.


Adeus querido Diário assinado Jean Monnet

Sem comentários: